Want to Partnership with me? Book A Call

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Rio Negro pode atingir nível abaixo de 16 metros até o final do ano, segundo previsão

Em Manaus, o Rio Negro pode baixar dos 16 metros até o fim do ano, de acordo com o 47º boletim hidrológico da Bacia do Amazonas, divulgado na terça-feira (12) pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB). Este ano, o rio alcançou o nível de 12,11 metros, o mais baixo em mais de 120 anos de registros, alterando significativamente o cenário do Encontro das Águas e levando a prefeitura de Manaus a interditar a Praia da Ponta Negra.

Na orla, bancos de areia surgiram no meio do rio, obrigando as embarcações a se afastarem da área de atracação mais próxima à via pública. A baixa do rio também impactou o escoamento da produção do Polo Industrial de Manaus, forçando empresas a instalar um píer flutuante em Itacoatiara para facilitar o transporte de insumos e o envio de produtos. No estado, o fenômeno já afetou mais de 800 mil pessoas.

Segundo um levantamento do G1, após um período de oscilação – conhecido como repiquete, quando o nível do rio sobe e desce como um efeito sanfona – o Rio Negro voltou a subir rapidamente, alcançando mais de 30 centímetros em uma semana.

No entanto, o SGB prevê que o nível do rio permanecerá abaixo da cota de segurança de 16 metros até a segunda quinzena de dezembro. A reabertura da Praia da Ponta Negra só será possível quando o nível do Rio Negro ultrapassar essa marca.

O boletim também apontou que o Rio Negro registrou quedas de nível em São Gabriel da Cachoeira e Tapuruquara, enquanto em Barcelos houve estabilidade e pequenas elevações. Em Manaus, o rio mostra uma recuperação gradual com elevações recentes, mas os níveis ainda estão bem abaixo do esperado para esta época do ano.

© 2023 Created with Royal Elementor Addons