O prefeito reeleito de Manaus, David Almeida (Avante), saiu satisfeito de uma reunião realizada nesta terça-feira (12/11) no Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que prometeu liberar R$ 495 milhões para projetos de mobilidade urbana em Manaus e afirmou que o asfaltamento da BR-319 será uma realidade.
Lula informou ao prefeito que a única resistência para a pavimentação do trecho intermediário da BR-319 (entre os quilômetros 177,8 e 655,7) vinha da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. Contudo, o presidente afirmou que a ministra agora apoia a obra, desde que todas as exigências ambientais sejam cumpridas. O asfaltamento de 405 quilômetros da rodovia permitirá a trafegabilidade contínua nos 885 quilômetros da estrada durante todo o ano.
Acompanhado pelos senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), os deputados federais Saullo Vianna (União Brasil) e Sidney Leite (PSD), e o deputado estadual Sinésio Campos (PT), o prefeito David Almeida consolidou o compromisso do presidente com quatro grandes projetos de mobilidade urbana em Manaus:
– conexão entre a avenida Max Teixeira e a avenida do Turismo;
– um viaduto ligando a Darcy Vargas à Constantino Nery;
– uma interligação de bairros, conectando o Parque 10 à Efigênio Salles; e
– o complexo viário da Arena da Amazônia.
Esses projetos estão avaliados em aproximadamente R$ 495 milhões. “O presidente Lula nos encaminhou à secretaria-executiva da Casa Civil, liderada por Míriam Belchior, para que esses recursos cheguem ao cofre da prefeitura e possamos realizar os investimentos”, disse Almeida. Segundo ele, as obras têm previsão de conclusão entre 18 e 24 meses, e os projetos básicos estão em fase final de preparação. Ele espera que em cerca de quatro a cinco meses os recursos sejam liberados para iniciar as licitações e o início das obras.
Em entrevista, o senador Omar Aziz acrescentou que Lula também assumiu compromissos com o prefeito de São Gabriel, Clóvis Curubão, e seu sobrinho Egmar Curubinha, ambos do PT, para resolver questões de abastecimento de água no município e reformar o hospital administrado pelo Exército, com ênfase no centro cirúrgico.
Aziz também destacou o compromisso de Lula com a exploração de petróleo na margem equatorial do rio Amazonas, apontando a perda de reservas potenciais para a Guiana Francesa como uma questão de preocupação.