Centro de Tratamento de Queimados do HPS 28 de Agosto atende 137 pacientes entre janeiro e setembro de 2024
O Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, localizado na zona centro-sul de Manaus, atendeu 137 pacientes de janeiro a setembro de 2024. A secretária de Estado de Saúde (SES), Nayara Maksoud, elogiou a infraestrutura de excelência e os profissionais altamente capacitados do CTQ, destacando sua posição como referência no tratamento de queimaduras na região Norte.
A unidade recebe pacientes não apenas de Manaus, mas também do interior do Amazonas e de outros estados da região. Um exemplo disso foi o atendimento de vítimas do acidente aéreo ocorrido no Acre, em março deste ano, quando quatro pessoas foram transferidas para o CTQ para tratamento especializado. Nayara Maksoud enfatizou que o centro oferece assistência completa para esse tipo de ocorrência. “É uma área da qual nos orgulhamos pelos resultados que conseguimos alcançar”, afirmou.
Entre os atendimentos realizados entre janeiro e setembro de 2024, destacam-se casos de queimaduras provocadas por choques elétricos, explosões de gasolina e álcool, além de lesões causadas por óleo ou água quente. Recentemente, o centro de tratamento recebeu o balseiro Alessandro Alves da Silva, de Careiro da Várzea, que ficou internado por 23 dias.
“Além de ser balseiro, também trabalho como eletricista. Estava manobrando um transformador para ajudar a comunidade com a bomba d’água quando, com um vento forte, a escada balançou e a cinta que eu usava encostou na base de ferro. A energia foi toda para o meu braço. Foi um acidente sério, mas rapidamente fui transferido para o 28 de Agosto e recebi todo o atendimento necessário”, contou Alessandro.
Ele recebeu alta no final de outubro e afirmou que o atendimento foi fundamental para sua recuperação. “Graças aos profissionais do hospital, meu braço vai se recuperar totalmente, e logo poderei voltar ao trabalho”, concluiu.