Biden assegura transição pacífica de poder após vitória de Trump
O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, garantiu nesta quinta-feira, 7, que seu governo trabalhará para garantir uma transferência de poder “pacífica” e ordenada, prevista para 20 de janeiro do próximo ano. O democrata fez seu primeiro pronunciamento público após a vitória de Donald Trump nas eleições de terça-feira, 5, e fez questão de reforçar o compromisso com uma transição tranquila.
Em um discurso no jardim da Casa Branca, Biden revelou que já havia parabenizado Trump por telefone na quarta-feira e afirmou: “Eu garanti a ele que minha administração colaborará com a equipe dele para assegurar uma transição pacífica e organizada.” O presidente eleito também elogiou a vice-presidente Kamala Harris pela campanha conduzida e destacou que ela deveria se sentir “orgulhosa” do trabalho realizado.
Biden reiterou seu respeito ao processo democrático, afirmando que, embora a vitória de Trump fosse um resultado do voto popular, “a vontade do povo sempre prevalecerá”. Além disso, o democrata reforçou a confiança no sistema eleitoral, chamando o processo de “honesto, justo e transparente” e pedindo a aceitação da escolha feita pelo país.
Por fim, Biden ressaltou que, sob sua liderança, os Estados Unidos continuarão a ter “a economia mais forte do mundo” e observou que “as coisas estão mudando rapidamente”. O presidente eleito também se comprometeu a trabalhar pela recuperação do país nos próximos anos.