Nesta quarta-feira, 20 de novembro de 2024, a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou o evento Feminicídio Zero. O encontro aconteceu no Centro Social Urbano (CSU), no bairro Parque 10, como parte dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. Coincidindo com o Dia da Consciência Negra, a mobilização destacou o compromisso da cidade em prevenir a violência de gênero e promover igualdade.
Fortalecimento de Políticas contra a Violência
Durante o ato, a primeira-dama Izabelle Fontenelle enfatizou que a violência psicológica é frequentemente o primeiro passo para o feminicídio, alertando sobre a necessidade de identificar e combater esse tipo de abuso. Já a secretária da Semasc, Dermi Rayol, destacou as ações da gestão municipal, como a inauguração da primeira casa de acolhimento para mulheres em situação de violência, além da importância de campanhas educativas e de conscientização. Também foi reforçado o incentivo à denúncia por meio de canais como o Disque 180, um serviço gratuito e sigiloso.
Conscientização e Empoderamento
A subsecretária Graça Prola ressaltou a importância de incluir os homens no combate ao feminicídio, promovendo mensagens antiviolência em ambientes tradicionalmente masculinos. Paralelamente, a 3ª Feira do Empreendedorismo Preto, realizada no mesmo local, trouxe visibilidade para o empreendedorismo feminino e destacou a importância da autonomia financeira para mulheres, especialmente para as negras, que lideram as estatísticas de violência doméstica no Brasil, de acordo com o Disque 180.
União de Esforços pela Segurança das Mulheres
O evento no CSU do Parque 10 reforçou a necessidade de mobilização coletiva para enfrentar o feminicídio e outras formas de violência contra mulheres. Com a integração de políticas públicas, ações de conscientização e apoio ao empoderamento feminino, Manaus segue avançando na proteção e garantia de direitos para suas cidadãs.
Por meio de iniciativas como essa, a cidade reafirma seu compromisso em construir uma sociedade mais justa, inclusiva e segura para todas as mulheres.