O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou neste domingo (10) que o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 será divulgado na próxima semana. Embora a data prevista inicialmente fosse 20 de novembro, o ministro informou que, na segunda-feira (11), o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) revelará a data exata para a publicação do documento.
Este ano, mais de 4,3 milhões de candidatos se inscreveram para o Enem. A prova foi aplicada em duas etapas: no domingo passado (3), foram realizadas as 90 questões de linguagens, história, geografia, sociologia e filosofia, além da redação dissertativa. Já neste domingo (10), os participantes responderam a 90 questões de matemática, física, química e biologia.
O Enem tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes ao final da educação básica e, ao longo de mais de 20 anos de existência, tornou-se a principal forma de ingresso no ensino superior no Brasil. Através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de programas como o Universidade para Todos (Prouni), muitos jovens têm a oportunidade de acessar cursos em universidades públicas e privadas.
Além disso, muitas instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, utilizam as notas do Enem como um dos critérios de seleção para seus processos seletivos. O exame também é uma referência para o acesso a benefícios como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferece condições de pagamento facilitadas para os estudantes.
Os resultados do Enem podem ser utilizados, ainda, em universidades de Portugal que possuem convênios com o Inep, possibilitando o ingresso de estudantes brasileiros nas instituições de ensino superior no país europeu, por meio de um processo simplificado.