A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizou, entre a noite de sexta-feira (08) e a madrugada deste sábado (09), uma operação integrada de fiscalização, a Central Integrada de Fiscalização (CIF), em hotéis, motéis e pousadas no Centro de Manaus. A ação, promovida pela Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, tem como objetivo combater a exploração sexual e outros crimes contra menores, sendo um desdobramento da operação Hagnos.
A delegada Juliana Tuma, da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), explicou que a operação visa identificar casos de violência, negligência ou qualquer tipo de violação dos direitos de crianças e adolescentes. “A missão é coibir toda forma de violência contra esse público e garantir a proteção em qualquer situação de risco”, afirmou a delegada.
Durante a ação, uma criança foi encontrada desacompanhada da mãe, que havia sido encaminhada para um hospital para cuidados médicos. O menino foi imediatamente levado ao Conselho Tutelar de Manaus. Além disso, as equipes fiscalizaram a documentação de todas as crianças e adolescentes presentes nos estabelecimentos, orientando os responsáveis sobre a importância de comprovar o parentesco, a fim de prevenir a exploração sexual infantil.
A secretária executiva dos Direitos Humanos, Justiça e Cidadania (Sejusc), Rosalina Lobo, ressaltou que essa operação faz parte de uma série de ações do governo voltadas para a proteção de menores. “Em novembro, continuaremos com operações de fiscalização, além de ações educativas e de sensibilização para combater a violência contra crianças e adolescentes”, afirmou Rosalina Lobo.
A operação contou com a colaboração de diversos órgãos estaduais, municipais e federais, e é parte de um esforço contínuo para garantir um ambiente seguro e protegido para crianças e adolescentes em Manaus.